Olá!!!

Certamente você está se perguntando, o que é o Planeta Pele?... Um conceito! Realmente procuramos colocar nossos objetivos em uma marca que expressasse nossos valores. Nosso azul atrai bons fluídos que além de acalmar a alma, nos faz meditar e acreditar que donos do nosso destino, podemos torná-lo melhor. O verde retrata a natureza e estimula a saúde, contribuíndo para o equilíbrio físico, mental e espiritual. Nossas linhas retas trazem consigo a ideia do dinamismo de propósitos e da energia transformadora. As curvas simbolizam a beleza e o movimento em expansão. Ah!... A borboleta, esta tem um significado todo especial. A transformação, o recomeço de uma nova vida e de um novo tempo. Venha, e se torne um agente multiplicador, cultive e amplie valores.



Calfa e Mmaciel.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Psoríase.

A Psoríase é uma doença que acomete cerca de 2-3% da população, independe do sexo e ocorre mais na terceira década de vida. É uma doença inflamatória crônica da pele, que pode afetar também as mucosas, unhas e articulações; são lesões avermelhadas, bem delimitadas e descamativas. Pode apresentar períodos de melhora e agravamento ao longo de sua evolução. Seu grande problema é a interferência na qualidade de vida dos pacientes e no preconceito que a acompanha.

A causa definitiva ainda não está estabelecida, mas, vários fatores interferem no seu quadro clínico:

- Fatores hereditários: 13 a 41% dos acometidos possuem história familiar da doença. Quando um dos pais é acometido a chance é de 30%, se ambos a têm, 60% é a possibilidade de se desenvolver a doença.

- Fatores ambientais:
  • Estresse: As crises muitas vezes coincidem ou pioram nos momentos de maior desgaste emocional do paciente. Além do que a aparência da doença e sua resistência ao tratamento podem levar a alterações do humor e da qualidade de vida, causando inadaptação social, fragillidade emocional, ansiedade  e estresse.
  • Traumas na pele por menores que sejam podem causar o aparecimento de novas lesões.
  • Infecções: Principalmente na garganta, podem piorar ou desencadear novos focos das lesões. Acometimento maior em crianças e adolescentes.
  • Determinados medicamentos e em determinadas pessoas podem causar ou piorar a doença, como o lítio (utilizado em doenças comportamentais) a cloroquina, o propranolol (utilizado no tratamento da pressão alta) e os anti-inflamatórios, como o ácido salicílico.
  • Clima: Alguns pacientes pioram no inverno e melhoram no verão. Sendo que a exposição excessiva a luz solar pode piorar as lesões.
  • Hormonais: Nas mulheres pode melhorar na gravidez e piorar na menopausa.
  • Metabólicos: A chamada Síndrome metabólica que inclui obesidade, pressão alta, resistência a insulina e colesterol ou triglicérides alto pode estar associada com à psoríase.
  • Outros: Tabagismo e alcoolismo podem causar recaídas e diminuir a eficácia do tratamento em uso.
Atenção: A psoríase não é uma doença infecciosa, ela não passa para outras pessoas através do contato pessoal ou com objetos do portador.

A manifestação acomete principalmente a pele, qualquer parte do corpo, couro cabeludo, braços, pernas e extremidades, principalmente cotovelos e joelhos. Palmas das mãos, plantas dos pés, região inguinal, axilas e genitais menos frequentes. As lesões variam de tamanho e forma, sendo avermelhadas, espessadas e com uma descamação brancacenta, que é brilhante e aderida a pele. Podem ser acompanhadas de coceira, ardor ou dor.

Tipos de Psoríase:
  • Placas: Forma mais comum da doença, de tamanho variável, de alguns centimetros até grandes áreas acometidas.
  • Gotas ou Gutata: Várias lesões milimétricas, podendo estar associada a infecções como amigdalites, cáries, infecções urinárias e outras.
  • Invertida: Vermelhidão intensa nas áreas de dobras, como sulco interglúteo, inframamária, estando ausente a descamação brancacenta.
  • Palmo-plantar: Lesões espessadas, rachadas e até sangrantes nas palmas das mãos e plantas dos pés.
  • Eritrodérmica: Grande parte do corpo apresenta lesões avermelhadas e descamativas.
  • Pustulosa: Possui uma base avermelhada com bolhas e pus. Pode ser generalizada ou palmo-plantar.
  • Ungueal: Afeta as unhas, causando depressões, descolamento das bordas, mudanças na cor ou espessamento.
  • Mucosas: Afinamento e vermelhidão na boca e genitais.
  • Articular: A psoríase pode ou não ser acompanhada de dor, inflamação, vermelhidão e incapacidade funcional das articulações (artrite psoriásica). Está pode levar a deformidades e incapacidades funcionais se não tratada precocemente.
Tratamentos: - Objetivos
  1. Controlar a doença.
  2. Reduzir a área afetada.
  3. Melhorar as lesões da pele.
  4. Evitar recaídas.
  5. Controlar possíveis efeitos colaterais dos tratamentos utilizados.
  6. Melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

                     - Dicas
  1. Evite tomar banho com água quente e utilize sabonetes suaves, sem perfume, neutros e sem antibacterianos.
  2. Ao se enxugar não esfregue a pele, isto aumenta a secura e expõe a pele a infecções que podem aumentar as lesões. Não utilize buchas de banho.
  3. Utilize roupas de algodão folgadas, evitando o friccionar com a pele.
  4. Hidratação da pele várias vezes ao dia é muito importante.
  5. Os medicamentos devem ser prescritos pelo seu médico, muitos medicamentos podem causar ou até piorar a Psoríase. Evite auto-medicação ou aceitar dicas de tratamentos de pessoas leigas.
  6. O tipo da alimentação não interfere diretamente na doença, mas, é bom lembrar que a doença pode estar associada com obesidade, resistência a insulina/ glicose no sangue, aumento do colesterol e triglicérides, que também causam doenças no coração. Portanto controle seu peso.
  7. Pare de fumar e utilize bebidas alcoólicas com bastante moderação, estes interferem com o tratamento ou agravam a doença.
  8. Durma bem, procure ficar relaxado e tranquilo frente as adversidades da vida, técnicas de relaxameto como Yoga podem ajudar.
  9. Trate possíveis infecções o quanto antes.
  10. Siga corretamente o tratamento prescrito por seu médico, quando tiver dúvidas, consulte-o.
  11. Tenha uma atividade física regular, respeitando seu condicionamento físico e fazendo uma avaliação cardiológica antes de iniciar os treínos. Caminhadas, natação ou corrida são um bom começo.
Fonte: Informe científico Leo Pharma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário