Olá!!!

Certamente você está se perguntando, o que é o Planeta Pele?... Um conceito! Realmente procuramos colocar nossos objetivos em uma marca que expressasse nossos valores. Nosso azul atrai bons fluídos que além de acalmar a alma, nos faz meditar e acreditar que donos do nosso destino, podemos torná-lo melhor. O verde retrata a natureza e estimula a saúde, contribuíndo para o equilíbrio físico, mental e espiritual. Nossas linhas retas trazem consigo a ideia do dinamismo de propósitos e da energia transformadora. As curvas simbolizam a beleza e o movimento em expansão. Ah!... A borboleta, esta tem um significado todo especial. A transformação, o recomeço de uma nova vida e de um novo tempo. Venha, e se torne um agente multiplicador, cultive e amplie valores.



Calfa e Mmaciel.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Melanoma - câncer de pele.

O melanoma é um dos cânceres com grande poder de metástase e pode levar a morte se não for feito um dianóstico e tratamento precoces. É muito comum em pacientes de pele clara e sensível. Na pele encontramos outros tipos de cânceres bem mais benignos que o melanoma, seriam eles o basocelular e o espinocelular. É importante lembrar que a exposição excessiva e prolongada a luz solar contríbui para o envelhecimento da pele e para o desenvolvimento de cânceres cutâneos.

Crie o hábito de realizar o autoexame de sua pele em busca de lesões suspeitas e ao encontrá-las não deixe de procurar um médico para o diagnóstico definitivo ou a retirada da mesma. O diagnóstico precoce do melanoma ou de qualquer câncer permite a cura da doença, ou seja, o tempo pode estar a favor ou contra você.

O autoexame pode ser feito mensalmente diretamente por você ou utilizando uma pessoa de sua confiança/intimidade para analisar toda a sua pele desnuda.

fique atento a mudanças na pele, como manchas de cor, formato e tamanho diferentes. A dor não é uma boa referência diagnóstica, já que o câncer de pele pode ser indolor.

Existe o ABCDE do diagnóstico de melanoma, que serviria de alerta para o paciente e é muito utilizado pelos médicos na suspeita de uma lesão.
A- Assimetria - quando dividimos com uma linha imaginária a lesão suspeita, se as duas partes são idênticas a chance é de que o tumor seje benigno, havendo diferença entre as partes pode ser maligno.
B- Borda - o tumor benigno apresenta uma borda regular e bem feita, já o melanoma tem uma borda irregular, ondulada ou mal definida.
C- Cor - o tumor benigno possui uma única cor dentro da lesão, já no melanoma podemos encontrar vários tons de cores, como bege, marrom ou preta; em alguns casos branca, vermelha ou azul.
D- Diâmetro - os tumores benignos normalmente são menores que 6mm, já o melanoma pode ter mais do que isto quando do diagnóstico.
E- Evolução - o tumor benigno se mantém inalterado ao longo do tempo, já o melanoma pode mudar de forma, tamanho e cor ao longo do tempo ou de sua evolução.

Fique atento aos critérios sugeridos e lembre-se que o diagnóstico definitivo é feito por biópsia ou exame patológico da lesão.

Fontes: Dermatologia de fitzpatrick 6edição.
             Informe cientifíco Aché.

Nenhum comentário:

Postar um comentário