Olá!!!

Certamente você está se perguntando, o que é o Planeta Pele?... Um conceito! Realmente procuramos colocar nossos objetivos em uma marca que expressasse nossos valores. Nosso azul atrai bons fluídos que além de acalmar a alma, nos faz meditar e acreditar que donos do nosso destino, podemos torná-lo melhor. O verde retrata a natureza e estimula a saúde, contribuíndo para o equilíbrio físico, mental e espiritual. Nossas linhas retas trazem consigo a ideia do dinamismo de propósitos e da energia transformadora. As curvas simbolizam a beleza e o movimento em expansão. Ah!... A borboleta, esta tem um significado todo especial. A transformação, o recomeço de uma nova vida e de um novo tempo. Venha, e se torne um agente multiplicador, cultive e amplie valores.



Calfa e Mmaciel.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Fotoenvelhecimento cutâneo - parte I.

A pele humana é dividida em camadas Epidérmica, Dérmica e Hipodérmica.
A camada Epidérmica, que mede 0,04 mm a 1,60 mm é subdividida em, de fora para dentro:
camada córnea: presença de ceratina ou queratina.
camada lúcida: presente somente na palma das mãos e na planta dos pés.
camada granulosa: presença dos grânulos que secretam a queratina.
camada espinhosa: rica em celulas ceratinócitos, que ocupam todas as camadas epidérmicas.
camada basal: onde encontramos os melanócitos, responsáveis pela cor da pele, melanina.
                             
A camada Dérmica é composta por fibras colágenas, reticulares e elastina, além de conter as glândulas sebáceas, sudoríparas, foliculos pilosos, vasos sanguíneos, terminações nervosas, etc.  

A camada Hipodérmica ou panículo adiposo ou tecido celular subcutâneo é formada pelas celulas gordurosas.

A pele é nossa primeira linha de defesa contra organismos externos e ajuda a manter o equilíbrio do corpo humano.

Ao nos expormos a luz solar estamos nos expondo a varias radiações eletromagnéticas, sendo que as ultravioletas e infra-vermelha são danosas a cutis. Elas causam diminuição da síntese do DNA, com diminuição do metabolismo e da renovação celular com consequente envelhecimento cutâneo e cânceres de pele. Quanto maior o comprimento de onda da radiação solar maior a sua capacidade de atingir planos profundos da pele e causar lesões, ou seja:

- Radiações UVA: potencialmente causadoras de envelhecimento da pele, com comprimento de onda de 320-400 nm, chega até a camada dérmica.

- Radiações UVB: potencialmente causadoras de câncer de pele, com comprimento de onda de 280-320 nm, atinge a camada epidérmica.

- Radiações UVC: é absorvida pela camada de ozônio, quando integra. Com comprimento de onda de 200-280 nm, atinge a camada epidérmica.

- Luz visível: fotoenvelhecimento? Com comprimento de onda de 400-760 nm, pode chegar até a camada hipodérmica ou subcutâneo.

- Infra-vermelho: acentua os efeitos da UVB. Com comprimento de onda maior que 760 nm, também, atinge o subcutâneo.

Aguarde o próximo texto sobre protetores solares, onde vamos explicar como se proteger dos danos -envelhecimento não cronológico, além de cânceres de pele- causados pela radiação solar. Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário