Olá!!!

Certamente você está se perguntando, o que é o Planeta Pele?... Um conceito! Realmente procuramos colocar nossos objetivos em uma marca que expressasse nossos valores. Nosso azul atrai bons fluídos que além de acalmar a alma, nos faz meditar e acreditar que donos do nosso destino, podemos torná-lo melhor. O verde retrata a natureza e estimula a saúde, contribuíndo para o equilíbrio físico, mental e espiritual. Nossas linhas retas trazem consigo a ideia do dinamismo de propósitos e da energia transformadora. As curvas simbolizam a beleza e o movimento em expansão. Ah!... A borboleta, esta tem um significado todo especial. A transformação, o recomeço de uma nova vida e de um novo tempo. Venha, e se torne um agente multiplicador, cultive e amplie valores.



Calfa e Mmaciel.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Feridas nas pernas.



Ferida é uma úlcera na perna com perda de tecido cutâneo, que pode ser superficial ou profundo, de longa duração e com tendência a repetir.

São tipos de úlceras dependendo de sua causa:
- Venosas.
- Arteriais.
- Neurotróficas.
- Infecciosas/ parasitárias.
- Traumáticas (físico ou químico)

A úlcera venosa é a mais comum que atinge as pernas, pode ser chamada de úlcera de estase, úlcera hipostática ou úlcera varicosa.

Sua principal causa é a dificuldade de retorno do sangue das pernas para o coração. Pode acontecer nas insuficiências venosas crônicas, nas varizes propriamente dita, nas tromboflebites (inflamação das veias) e nas compressões das veias na barriga por gravidez ou tumores intrabdominais, além de:

Trombose venosa das veias profundas da perna, que pode ser causada por imobilidade prolongada, cirurgias, parto, recuperação de fraturas nas pernas, uso de anticoncepcional oral ou como manifestação paraneoplásica (junto com o câncer) de câncer de pulmão, pâncreas ou estomago.

Anormalidades das veias e válvulas venosas, comum em pacientes jovens.

Função de bombeamento de sangue pelos músculos das pernas comprometida, ocorre nas doenças neuromusculares como poliomielite e outras doenças com atrofias musculares, artrites/ inflamação nas juntas.

Manifestações clínicas das úlceras de perna venosas:

- Extremidades quentes (pés).
- Edema nas pernas (inchaço).
- Presença prévia de varizes, erisipelas de repetição ou tromboflebites.
- Presença de dermatite ocre, coloração acastanhada nas pernas.
- Eczema, esclerose, atrofia da pele ou fissuras (rachaduras).
- Dor contínua ou não, tipo pontada.

Localização mais comum das úlceras venosas:

- No terço inferior da perna, perto do tornozelo e do lado de dentro da perna.

Tratamento:

- Fatores que desencadeam ou agravam as varizes, como infecções.
- Limpeza do local adequada.
- Hidrarantes para a pele.
- Curativos cicatrizantes especifícos para úlceras. Aqui um professional com vivência em feridas poderá indicar qual o melhor.

Prevenção: Melhor do que tratar uma ferida é evitá-la, como?:

- Fazer repouso e elevação das pernas se já possuem varizes.
- Meias compressivas para ajudarem no retorno do sangue ao coração.
- Exercício físicos compatíveis com a sua realidade.
- Dieta adequada, principalmente se for obeso.
- Avaliação médica regularmente.
- Evitar machucar o local, cuidado.
- Tratar das alterações que já existem na pele, como eczemas, infecções e micoses, antes que ajudem a abrir a ferida/úlcera.

Qualquer destas alterações observadas já tem indicação de você procurar um clínico, dermatologista e/ou angiologista. Em momento oportuno estaremos falando sobre os outros tipos de úlceras/ feridas nas pernas. Hoje teremos de nos contentar com as varicosas. Um grande abraço a todos.

Fonte: Apostila de Dermatologia do CEMEPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário